O dualismo, o bifrontismo: arte do conflito, do contraste, do dilema, da contradição, da dúvida; emprego intensivo das antíteses, dos paradoxos e dos oxímoros. O fusionismo: tentativa de conciliação dos contrários: Claro x Escuro, Deus x Homem, Fé x Razão, Céu x Terra, Teocentrismo x Antropocentrismo, Alma x Corpo, Virtude x Pecado, Espírito x Carne, Ascetismo x Mundanismo, Cristianismo x Paganismo, Dor x Prazer, Mocidade x Velhice, Vida x Morte, Humanização do sobrenatural.
Referimo-nos ao:
Arcadismo.
Romantismo.
Barroco.
Realismo.
Porta de entrada da Amazônia Brasileira pela________ , a formação do povo rondoniense é outro diferencial: o Estado foi sendo constituído em ciclos econômicos, primeiro o da construção da Estrada de Ferro _______ , quando naturais de dezenas de países vieram trabalhar na obra e muitos deles, depois dela pronta, ficaram por essas terras, mesmo período em que aconteceu a primeira corrida pelo “ouro negro”,_________ , posteriormente, vieram as primeiras levas de _______para os seringais. (RONDÔNIA – UM ESTADO ATÍPICO. (Fonte: http://www.rondonia.ro.gov.br/diof/sobre/historia/, acessado em 18 de março de 2020). Escolha a alternativa que completa, na sequência correta, o fragmento do texto.
BR-364 / Madeira-Mamoré / o petróleo / gaúchos
BR-364 / Madeira-Mamoré / a borracha / nordestinos
BR-156 / Princesa Isabel / o cacau / nordestinos
BR-159 / Madeira-Mamoré / o babaçu / paulistas
Nos primeiros tempos de domínio português, o governador instalou a capital da capitania, na Vila Bela da Santíssima Trindade, da qual comandou as demarcações das fronteiras de acordo com o Tratado de Madrid (1750). Em 1753, instalou um posto de vigilância na povoação de origem espanhola, situada na margem direita do Guaporé, portanto, em terras brasileiras. Em 1759, o Governador de Santa Cruz de La Sierra solicitou que o posto de vigilância fosse evacuado. Em resposta, o Governador construiu um forte 4 em substituição ao pequeno posto de vigilância, que passou a ser chamado de Presídio de Nossa Senhora da Conceição (1759).
De qual importante personagem histórico para a região de Rondônia, no contexto da demarcação das terras portuguesas, durante o século XVIII, trata o texto?
Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.
Manoel Felix de Lima.
Dom Pedro de Alcântara
Dom Antônio Rolim de Moura Tavares
O relevo do Estado de Rondônia é suavemente ondulado; 94% do território encontra-se entre as altitudes de 100 e 600 metros. Madeira, Ji-Paraná, Guaporé e Mamoré são os principais rios. O clima é equatorial, a economia é baseada na pecuária e na agricultura (café, cacau, arroz, mandioca, milho) e no extrativismo da madeira, de minérios e da borracha.
É o único estado brasileiro cujo nome homenageia uma figura histórica nacional, no caso, o Marechal Rondon (1865-1958), que desbravou o norte do país em meados dos anos 1900, inclusive a região que hoje leva o seu nome.
Quanto às fronteiras do estado de Rondônia, assinale a alternativa correta.
O Estado de Rondônia faz divisa com a Bolívia e com mais 3 Estados Brasileiros: AC, AM e MT.
O Estado de Rondônia faz divisa com a Bolívia e com mais 4 Estados Brasileiros: AC, AM, AP e MT.
O Estado de Rondônia faz divisa com o Peru e com mais 3 Estados Brasileiros: AP, AM e MT.
O Estado de Rondônia faz divisa com a Bolívia e com mais 3 Estados Brasileiros: AC, AM e MS.
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br