Analise as afirmativas a seguir:
I. As ramificações presentes no intestino das planárias suprem as demandas do seu complexo sistema interno de circulação. Esses animais desenvolveram, ao longo da sua história evolutiva, um mecanismo sofisticado de distribuição de nutrientes pelo corpo por meio de vasos sanguíneos.
II. Na morfologia dos protozoários, o tamanho e a forma desses organismos mostram considerável variação. Em geral, a célula individual dos protozoários representa um organismo completo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O criptocromo é um dos fotorreceptores que controlam as respostas fotomorfogenéticas em plantas. Esse pigmento que absorve a luz vermelha (UV–A, 320 a 400 nm) é importante em criptógamas.
II. O fotorreceptor de UV–B é um dos fotorreceptores que parecem controlar as respostas fotomorfogenéticas em plantas. Eles são compostos que absorvem radiação infravermelha na faixa de 280 a 320 nm.
I. O fitocromo e outros fotorreceptores controlam vários processos morfogenéticos nas plantas, tais como a germinação de sementes, o desenvolvimento da plântula, a escolha ativa de insetos para compartilhamento de pólen e a formação de novas flores e sementes.
II. O fitocromo é o fotorreceptor mais importante nas plantas vasculares. Alguns efeitos da luz vermelha são mediados pelo fitocromo, porém, a sua fotoconversão pela luz azul (ou ultravioleta) é de 50 a 100 vezes mais efetiva que a luz vermelha.
I. A luz possui muitos efeitos sobre o desenvolvimento da planta, além da fotossíntese. Muitos desses efeitos controlam a aparência da planta, isto é, o seu desenvolvimento estrutural ou morfogênese. O controle da morfogênese pela luz é conhecido como fotomorfogênese.
II. Nas plantas, a absorção da luz pelo fotorreceptor inicia uma cascata de eventos bioquímicos conhecida como cadeia de transdução e amplificação de sinal, a qual produz uma resposta final.
I. A membrana celular é uma estrutura limitante que envolve a célula e participa de funções da célula, tais como a realização do metabolismo, a síntese de sais e proteínas, a digestão de macronutrientes e a defesa do corpo humano.
II. A linha interna da membrana plasmática é conhecida como folheto interno e a linha externa é conhecida como folheto externo. Cada folheto é constituído de uma camada de moléculas de metano, esteroides (colesterol) e glicolipídios com proteínas associadas.
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br