MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Reviews
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Participar do simulado
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
60 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Linhas por página
5
15
30
#401023
•
prova:
45526
•
questão 1
simulado
•
edital
Pedagogia
2009
•
VUNESP
•
SEDUC-SP
•
See-sp - Professor - Ensino Básico
As crianças, de uma turma com muitas dificuldades de aprendizagem, estavam desenhando. Uma das crianças queria escrever: “o revólver atira”, em seu desenho. Pede ajuda à professora que vai questionando, soletrando, apontando cada letra do alfabeto exposto na sala de aula. Nesse processo, a criança vai percebendo que já sabia escrever revólver, e resolve escrever “o revólver mata o ladrão”. A professora auxilia mais uma vez e quando se vira para atender outro aluno, a criança escreve sozinha: OLETAN.
(Smolka.
A criança na fase inicial de escrita
. Adaptado)
Nesta situação, é correto afirmar que
A
o resultado do ensino da professora é o aprendizado correto da criança.
B
a professora supõe que a criança é capaz e considera essa capacidade.
C
a escrita da criança não faz sentido: é ininteligível, mesmo que inserida no contexto.
D
a professora desconsidera os conhecimentos prévios do aluno.
E
o método não é adequado para ser utilizado no processo de alfabetização.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#401024
•
prova:
45526
•
questão 2
simulado
•
edital
Pedagogia
2009
•
VUNESP
•
SEDUC-SP
•
See-sp - Professor - Ensino Básico
Considere a fala das professoras sobre o processo de alfabetização.
Marta: Costumo trabalhar com meus alunos por meio de jogos – assim eles aprendem com prazer e conseguem me- morizar com mais facilidade. Havia um menino que comia letras: escrevia CADNO, em vez de CADERNO; PETC, em vez de PETECA. Com o bingo de palavras ele conseguiu superar essa fase.
Bia: Eu já invisto todos os esforços na leitura, pois ajuda muito no processo de aprendizagem da escrita. Sempre começo com textos simples, para que as crianças consigam memorizar as sílabas e vou avançando, paulatinamente, até chegar a textos mais complexos.
Márcia: Acredito que as crianças tenham que ter acesso ao mundo do texto escrito e da cultura da escrita, a partir de uma unidade com significado, como lista de nomes, lista de compras, ingredientes de uma receita. Trabalho com todas as crianças o mesmo tipo de atividade, ainda que cada uma delas faça do seu jeito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das concepções que sustentam a prática pedagógica das professoras.
A
Empirista, construtivista, construtivista.
B
Empirista, empirista, empirista.
C
Empirista, empirista, construtivista.
D
Construtivista, empirista, construtivista.
E
Construtivista, construtivista, construtivista.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#401025
•
prova:
45526
•
questão 3
simulado
•
edital
Pedagogia
2009
•
VUNESP
•
SEDUC-SP
•
See-sp - Professor - Ensino Básico
Considere as situações.
Caso 1. Uma professora do 3.º ano propõe que sua turma elabore as regras de convivência do grupo. Entre os pares, é escolhido um redator, responsável por registrar todas as opiniões, e um mediador, que teria que organizar a discussão. O grupo, além de definir as regras de convivência, também listou sanções a quem as transgredisse.
Caso 2. A rotina de trabalho do 2.º ano é diariamente anotada num canto da lousa pela professora. O dia começa com a leitura compartilhada de um texto escolhido e comentado pela professora. Em seguida, os alunos realizam trabalhos individuais de escrita. Por último, são realizadas atividades de matemática, em que a docente toma o cuidado de expor as regularidades e acompanhar o trabalho dos alunos para evitar erros.
Caso 3. Uma professora propõe que seus alunos, em duplas, escolham um recorte de marca de produto alimentício, de comum acordo. Depois de escolhido e justificado o motivo da escolha, a professora pede às crianças que escrevam com letras móveis a marca e o
slogan
do produto escolhido. As duplas conversam, escrevem, leem, justificam sua escrita, ponderam, reconsideram, reescrevem, releem e ficam satisfeitas com o resultado obtido.
Os elementos que podem contribuir para o desenvolvimento de relações de autonomia e cooperação estão contidos apenas
A
no caso 1.
B
no caso 2.
C
no caso 3.
D
nos casos 1 e 2.
E
nos casos 1 e 3.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#401026
•
prova:
45526
•
questão 4
simulado
•
edital
Pedagogia
2009
•
VUNESP
•
SEDUC-SP
•
See-sp - Professor - Ensino Básico
Uma professora está trabalhando com uma classe de terceira série heterogênea: 15 alunos ainda não estão alfabetizados. Os demais já começaram o ano alfabéticos: alguns já fazendo uso das convenções da escrita, outros nem tanto.
Ao propor uma atividade como cruzadinha para essa turma, é correto afirmar que os alunos
A
alfabéticos deverão realizar a atividade com vistas ao trabalho com as dificuldades ortográficas; aos não alfabéticos, é possível a realização da tarefa com a utilização de banco de palavras.
B
não alfabéticos terão possibilidade de realizar essa atividade, desde que seja disponibilizada uma relação de palavras agrupadas por quantidade de letras, enquanto que os alfabéticos podem funcionar como escribas dos colegas.
C
deverão realizar a atividade com o mesmo grau de dificuldade, a fim de que todos tenham acesso ao conhecimento e para que não se sintam excluídos do processo de aprendizagem.
D
devem ter acesso ao banco de palavras, tanto os alfabéticos quanto os não alfabéticos, o que torna a atividade possível para os dois grupos.
E
não alfabéticos deverão realizar a atividade em duplas, com hipóteses próximas, utilizando um cruzadão e letras móveis; aos alfabéticos, a atividade não faz muito sentido, pois já dominam o sistema de escrita.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#401027
•
prova:
45526
•
questão 5
simulado
•
edital
Pedagogia
2009
•
VUNESP
•
SEDUC-SP
•
See-sp - Professor - Ensino Básico
Uma professora está trabalhando com uma classe de terceira série heterogênea: 15 alunos ainda não estão alfabetizados. Os demais já começaram o ano alfabéticos: alguns já fazendo uso das convenções da escrita, outros nem tanto.
Considerando o exposto, pode-se dizer que o conteúdo trabalhado nessa situação didática é
A
conceitual.
B
processual.
C
factual.
D
procedimental.
E
intelectual.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
60 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Linhas por página
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&pr=45526
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Reviews
Estudantes
4.055.633
Flashcards
388.440
Planos de Estudos
16.443
Questões
1.226.514
Simulados
25.922
Rankings Pós-Prova
46.222
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP