MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Reviews
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Participar do simulado
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
60 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Linhas por página
5
15
30
#1412953
•
prova:
96007
•
questão 1
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2023
•
VUNESP
•
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
•
Diretor de Unidade Escolar
Exibir texto associado
Leia o texto para responder a questão.
Educação superior: para a sociedade e para o mercado
Lideranças empresariais apontam que a educação superior tem atendido insatisfatoriamente às necessidades do mercado de trabalho. A publicidade do comércio educacional replica essa crítica como forma de atrair estudantes com a promessa da formação ideal.
Nesse contexto, ganham expressão os cursos de graduação das “
employer universities
” (“universidades de empregadores”, em tradução livre), que privilegiam o contexto profissional e enfatizam habilidades e competências técnicas e pragmáticas demandadas circunstancialmente pelo mercado de trabalho.
As universidades brasileiras foram constituídas e constitucionalmente consolidadas sob forte influência do modelo oitocentista alemão de universidades de pesquisa proposto por Alexander von Humboldt. Nestas, ensino e pesquisa são indissociáveis e ocorrem em um ambiente de liberdade do que se pesquisa e do que se aprende.
A universidade humboldtiana baseia-se em uma comunidade acadêmica ampla e diversa, na qual as pesquisas básicas e teóricas são valorizadas pelos conhecimentos que produzem, coexistindo com as pesquisas aplicadas que geram tecnologias e inovações à sociedade.
Atenta ao mercado de trabalho, mas sem o compromisso de acompanhá-lo no mesmo passo, a universidade de pesquisa acolhe e desenvolve uma multiplicidade de habilidades e competências que enriquecem a diversidade intelectual dos estudantes. O resultado é que os campos tecnológicos interagem com as ciências humanas; as ciências da vida incorporam as exatas; as ciências seguem permanentemente em busca de novas intersecções.
Se as “
employer universities
” objetivam formar para o mercado de trabalho, as universidades de pesquisa o fazem para as realidades do todo da sociedade. Estes dois modelos de educação superior exercem papéis distintos, não necessariamente excludentes, mas complementares. Ambos têm (ou teriam) funções a desempenhar como propulsores do desenvolvimento artístico, cultural, econômico e social do país.
(Gerson Yukio Tomanari.
Folha de S.Paulo
. 13.11.2022. Adaptado)
De acordo com o texto,
A
a tentativa do setor produtivo de direcionar o ensino superior à formação para o trabalho já prejudica a produção científica.
B
a negligência das universidades brasileiras às demandas do mercado de trabalho tem se traduzido em prejuízos econômicos.
C
o ensino ofertado nas chamadas universidades de empregadores fica muito aquém da formação desejada pelo mercado de trabalho.
D
o chamado comércio educacional usa a insatisfação de lideranças empresariais com o ensino superior em benefício próprio.
E
a influência de um ideal ultrapassado de ensino tem comprometido o aproveitamento dos alunos das universidades de pesquisa.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1412954
•
prova:
96007
•
questão 2
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2023
•
VUNESP
•
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
•
Diretor de Unidade Escolar
Exibir texto associado
Leia o texto para responder a questão.
Educação superior: para a sociedade e para o mercado
Lideranças empresariais apontam que a educação superior tem atendido insatisfatoriamente às necessidades do mercado de trabalho. A publicidade do comércio educacional replica essa crítica como forma de atrair estudantes com a promessa da formação ideal.
Nesse contexto, ganham expressão os cursos de graduação das “
employer universities
” (“universidades de empregadores”, em tradução livre), que privilegiam o contexto profissional e enfatizam habilidades e competências técnicas e pragmáticas demandadas circunstancialmente pelo mercado de trabalho.
As universidades brasileiras foram constituídas e constitucionalmente consolidadas sob forte influência do modelo oitocentista alemão de universidades de pesquisa proposto por Alexander von Humboldt. Nestas, ensino e pesquisa são indissociáveis e ocorrem em um ambiente de liberdade do que se pesquisa e do que se aprende.
A universidade humboldtiana baseia-se em uma comunidade acadêmica ampla e diversa, na qual as pesquisas básicas e teóricas são valorizadas pelos conhecimentos que produzem, coexistindo com as pesquisas aplicadas que geram tecnologias e inovações à sociedade.
Atenta ao mercado de trabalho, mas sem o compromisso de acompanhá-lo no mesmo passo, a universidade de pesquisa acolhe e desenvolve uma multiplicidade de habilidades e competências que enriquecem a diversidade intelectual dos estudantes. O resultado é que os campos tecnológicos interagem com as ciências humanas; as ciências da vida incorporam as exatas; as ciências seguem permanentemente em busca de novas intersecções.
Se as “
employer universities
” objetivam formar para o mercado de trabalho, as universidades de pesquisa o fazem para as realidades do todo da sociedade. Estes dois modelos de educação superior exercem papéis distintos, não necessariamente excludentes, mas complementares. Ambos têm (ou teriam) funções a desempenhar como propulsores do desenvolvimento artístico, cultural, econômico e social do país.
(Gerson Yukio Tomanari.
Folha de S.Paulo
. 13.11.2022. Adaptado)
O autor do texto defende que
A
o modelo anacrônico das universidades de pesquisa precisa ser superado por não satisfazer os anseios econômicos e sociais atuais.
B
as universidades de empregadores precisam assumir que pesquisa e ensino são indissociáveis, pois só assim se tornarão relevantes.
C
a indefinição quanto ao modelo de ensino a se adotar produz impactos negativos na formação superior em universidades brasileiras.
D
o modelo de ensino superior voltado à pesquisa frustra estudantes que objetivam desenvolver competências para o trabalho.
E
as universidades empregadoras e as de pesquisa, apesar de modelos distintos, são ambas relevantes econômica e socialmente.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1412955
•
prova:
96007
•
questão 3
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Pontuação
|
Vírgula
2023
•
VUNESP
•
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
•
Diretor de Unidade Escolar
Exibir texto associado
Leia o texto para responder a questão.
Educação superior: para a sociedade e para o mercado
Lideranças empresariais apontam que a educação superior tem atendido insatisfatoriamente às necessidades do mercado de trabalho. A publicidade do comércio educacional replica essa crítica como forma de atrair estudantes com a promessa da formação ideal.
Nesse contexto, ganham expressão os cursos de graduação das “
employer universities
” (“universidades de empregadores”, em tradução livre), que privilegiam o contexto profissional e enfatizam habilidades e competências técnicas e pragmáticas demandadas circunstancialmente pelo mercado de trabalho.
As universidades brasileiras foram constituídas e constitucionalmente consolidadas sob forte influência do modelo oitocentista alemão de universidades de pesquisa proposto por Alexander von Humboldt. Nestas, ensino e pesquisa são indissociáveis e ocorrem em um ambiente de liberdade do que se pesquisa e do que se aprende.
A universidade humboldtiana baseia-se em uma comunidade acadêmica ampla e diversa, na qual as pesquisas básicas e teóricas são valorizadas pelos conhecimentos que produzem, coexistindo com as pesquisas aplicadas que geram tecnologias e inovações à sociedade.
Atenta ao mercado de trabalho, mas sem o compromisso de acompanhá-lo no mesmo passo, a universidade de pesquisa acolhe e desenvolve uma multiplicidade de habilidades e competências que enriquecem a diversidade intelectual dos estudantes. O resultado é que os campos tecnológicos interagem com as ciências humanas; as ciências da vida incorporam as exatas; as ciências seguem permanentemente em busca de novas intersecções.
Se as “
employer universities
” objetivam formar para o mercado de trabalho, as universidades de pesquisa o fazem para as realidades do todo da sociedade. Estes dois modelos de educação superior exercem papéis distintos, não necessariamente excludentes, mas complementares. Ambos têm (ou teriam) funções a desempenhar como propulsores do desenvolvimento artístico, cultural, econômico e social do país.
(Gerson Yukio Tomanari.
Folha de S.Paulo
. 13.11.2022. Adaptado)
Assinale a alternativa em que, com a reorganização da oração do primeiro parágrafo, o uso da vírgula está em conformidade com a norma-padrão da língua.
A
Como forma de atrair, estudantes com a promessa da formação ideal a publicidade do comércio educacional replica essa crítica.
B
Como forma de atrair estudantes com, a promessa da formação ideal a publicidade do comércio educacional replica essa crítica.
C
Como forma de atrair estudantes com a promessa, da formação ideal a publicidade do comércio educacional replica essa crítica.
D
Como forma de atrair estudantes com a promessa da formação ideal, a publicidade do comércio educacional replica essa crítica.
E
Como forma de atrair estudantes com a promessa da formação ideal a publicidade do comércio educacional, replica essa crítica.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1412956
•
prova:
96007
•
questão 4
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Sintaxe
|
Concordância Verbal e Concordância Nominal
2023
•
VUNESP
•
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
•
Diretor de Unidade Escolar
Exibir texto associado
Leia o texto para responder a questão.
Educação superior: para a sociedade e para o mercado
Lideranças empresariais apontam que a educação superior tem atendido insatisfatoriamente às necessidades do mercado de trabalho. A publicidade do comércio educacional replica essa crítica como forma de atrair estudantes com a promessa da formação ideal.
Nesse contexto, ganham expressão os cursos de graduação das “
employer universities
” (“universidades de empregadores”, em tradução livre), que privilegiam o contexto profissional e enfatizam habilidades e competências técnicas e pragmáticas demandadas circunstancialmente pelo mercado de trabalho.
As universidades brasileiras foram constituídas e constitucionalmente consolidadas sob forte influência do modelo oitocentista alemão de universidades de pesquisa proposto por Alexander von Humboldt. Nestas, ensino e pesquisa são indissociáveis e ocorrem em um ambiente de liberdade do que se pesquisa e do que se aprende.
A universidade humboldtiana baseia-se em uma comunidade acadêmica ampla e diversa, na qual as pesquisas básicas e teóricas são valorizadas pelos conhecimentos que produzem, coexistindo com as pesquisas aplicadas que geram tecnologias e inovações à sociedade.
Atenta ao mercado de trabalho, mas sem o compromisso de acompanhá-lo no mesmo passo, a universidade de pesquisa acolhe e desenvolve uma multiplicidade de habilidades e competências que enriquecem a diversidade intelectual dos estudantes. O resultado é que os campos tecnológicos interagem com as ciências humanas; as ciências da vida incorporam as exatas; as ciências seguem permanentemente em busca de novas intersecções.
Se as “
employer universities
” objetivam formar para o mercado de trabalho, as universidades de pesquisa o fazem para as realidades do todo da sociedade. Estes dois modelos de educação superior exercem papéis distintos, não necessariamente excludentes, mas complementares. Ambos têm (ou teriam) funções a desempenhar como propulsores do desenvolvimento artístico, cultural, econômico e social do país.
(Gerson Yukio Tomanari.
Folha de S.Paulo
. 13.11.2022. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a redação está em conformidade com a norma-padrão de ortografia e de concordância da língua portuguesa.
A
Muitos universitários ainda exitam quando precisa se decidir sobre as possiblidades de direcionamento da formação superior.
B
A existência de universidades de empregador e de pesquisa propiscia aos estudantes a escolha do modelo ao qual se ajuste.
C
A fala sobre o ensino desconectado do mercado de trabalho parece enviesada, haja vista os interesses das lideranças empresariais.
D
O tipo de produção do conhecimento que se realizam nas universidades de pesquisa é imprecindível para a geração de inovação.
E
Impõem-se ao ingressante no ensino superior a necessidade de interar-se das propostas das universidades antes de fazer sua escolha.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1412957
•
prova:
96007
•
questão 5
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Morfologia - Pronomes
|
Colocação Pronominal
2023
•
VUNESP
•
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
•
Diretor de Unidade Escolar
Considere o texto a seguir.
Diz que o físico falou para o neurocientista: nada é mais complexo do que o universo, origem de tudo o que existe, ao que o outro retrucou: exceto a massa de células que __________ I________ . O economista que cruzava a praça não teve dúvidas: eis aí dois agentes racionais, maximizando capital social; enquanto o antropólogo __________II________ que não atrapalhasse o debate, de interesse etnográfico.
(Álvaro Machado Dias,
Piada de cientista
. Folha de S.Paulo. 26.07.2022. Adaptado)
De acordo com a norma-padrão da língua, as lacunas do texto devem ser preenchidas com:
A
(I) lhe possibilita conceber-lhe … (II) pedia-lhe
B
(I) lhe possibilita concebê-lo … (II) pedia-o
C
(I) lhe possibilita concebê-lo … (II) pedia-lhe
D
(I) o possibilita concebê-lo … (II) pedia-o
E
(I) o possibilita concebê-lo … (II) pedia-lhe
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
60 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Linhas por página
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&pr=96007
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Reviews
Estudantes
4.106.069
Flashcards
398.126
Planos de Estudos
16.624
Questões
1.267.273
Simulados
25.925
Rankings Pós-Prova
47.785
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP