MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Reviews
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
1 questões
F
P
1
N
E
Linhas por página
5
15
30
#1552193
•
prova:
100514
•
questão 5
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa
2021
•
Prefeitura de Bauru - SP
•
Prefeitura de Bauru - SP
•
Professor - Língua Portuguesa
ANTUNES (2003) critica as aulas de português na escola que, de modo geral, segundo a autora, estas se dão numa perspectiva nomeadora e classificatória (centrada no reconhecimento das unidades e de suas nomenclaturas). Nessas aulas, prevalece o estudo de frases soltas, descontextualizadas e artificiais, criadas com o fim, apenas, de fazer o aluno reconhecer as unidades gramaticais, suas nomenclaturas e classificações. Para a autora, as aulas de português deveriam ultrapassar o viés estruturalista e ampliar a competência do aluno para o exercício cada vez mais pleno e mais fluente dessas habilidades comunicativas. Assinale a alternativa que apresenta a proposta de Antunes para as aulas de português nas escolas, nas habilidades de falar, ouvir, ler e escrever.
A
Falar
(privilegiar os usos mais informais do discurso oral para não desestimular o aluno proveniente de meios iletrados ou pouco letrados);
Ouvir
textos da esfera da literatura (para internalização de normas do bem falar e escrever);
Ler
(privilegiar os textos da esfera literária para dialeticamente com o eixo ouvir internalizar as regras da gramática padrão);
Escrever
(gêneros secundários que requerem um uso formal da língua;
Gramática/análise linguística
(ensinar a linguagem padrão como um recurso suficiente ao sucesso da interação verbal).
B
Falar
(espontaneamente em sala de aula como recurso para o desenvolvimento da oralidade);
Ouvir
(muitos gêneros orais gravados e a oralização da escrita feita pelo professor para compreender os usos dos turnos de fala);
Ler
(ler e interpretar textos menos complexos/simples para não romper abruptamente com a variante linguística dos alunos);
Escrever
(prática constante no semanário do professor de língua portuguesa);
Gramática/análise linguística
(ensinar as variações linguísticas porque as línguas são fatos sociais, situados num tempo e num espaço concretos, com funções definidas e variam o tempo todo).
C
Falar
(privilegiar os usos mais formais do discurso oral para desenvolver no aluno as competências necessárias para uma participação eficiente em eventos de comunicação pública e fazê-lo perceber as diferenças lexicais, sintáticas, discursivas que caracterizam a fala formal e a fala informal);
Ouvir
(contar histórias; debater, discutir, acerca de temas variados; argumentar (concordando e refutando); emitir opiniões; justificar ou defender opções tomadas; criticar pontos de vista de outros; colher e dar informações etc);
Ler
(ler e interpretar textos dos diversos gêneros);
Escrever
(ver toda a atividade de escrita como experiência constante de: Planejamento, Escrita e Reescrita);
Gramática/análise linguística
(ensinar a linguagem padrão para ser usada, adequadamente, quando a situação comunicativa assim o exigir ).
D
Falar
(alternar entre os usos informais e formais do discurso oral, com predomínio do primeiro, para equilibrar a aprendizagem desses dois usos da língua);
Ouvir
(diversos gêneros orais produzidos em situação real de comunicação para servir de modelos para novas produções pelos alunos);
Ler
(ler e interpretar textos da esfera literária, jornalística e publicitária para estimular os alunos à produção de textos criativos);
Escrever
(textos criativos para surpreender o leitor e prender-lhe a atenção);
Gramática/análise linguística
(ensinar a linguagem padrão para ser usada como recurso necessário para a produção de todas as espécies de gêneros).
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
1 questões
F
P
1
N
E
Linhas por página
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&id=1552193
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Reviews
Estudantes
4.106.069
Flashcards
398.126
Planos de Estudos
16.624
Questões
1.267.273
Simulados
25.925
Rankings Pós-Prova
47.785
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP