A determinação da concentração total de Cálcio (Ca) por espectrometria de absorção atômica em chama (F AAS) pode ser realizada empregando-se a chama ar-acetileno ou a chama óxido nitroso-acetileno. Considerando que uma amostra de interesse para a determinação do referido elemento contenha fósforo (P) na forma de fosfato (PO43-), em concentração relativamente elevada em relação à concentração do analito, qual a alternativa com as afirmações corretas?
I) Recomenda-se a adição de concentração elevada de La3+ na forma de cloreto a todas as soluções envolvidas na análise, considerando-se a utilização da chama ar-acetileno como sistema de atomização.
II) Recomenda-se a adição de K+ ou Cs+ na forma de cloretos, a todas as soluções envolvidas na análise, considerando-se a utilização da chama óxido nitroso-acetileno como sistema de atomização.
III) A interferência de ionização pode ser eliminada utilizando-se a chama óxido nitroso-acetileno como sistema de atomização, ou adicionando-se um supressor (tampão) de ionização a todas as soluções envolvidas na análise.
IV) A interferência de ionização pode ser evitada empregando-se a chama ar-acetileno como sistema de atomização.
V) A determinação de Ca mediante o uso da chama ar-acetileno, independentemente de sua concentração em uma amostra, não exige a utilização de agente de liberação, até mesmo quando presente em uma matriz que contém uma concentração relativa muito elevada de P.
Com relação à espectrometria de absorção atômica em chama (F AAS), considerando a aplicação do procedimento de aspiração contínua (procedimento convencional) de solução de amostras, qual a alternativa com as afirmações incorretas?
I) Pode ser aplicada para a determinação de íons metálicos.
II) É uma técnica instrumental analítica mais sensível para a realização de determinações, em comparação à espectrometria de absorção atômica em forno de grafite (GF AAS).
III) Não permite a atomização do analito em um ambiente mais livre da presença de componentes da matriz da amostra.
IV) É uma técnica instrumental analítica fortemente afetada pelo efeito de interferências espectrais.
V) Possibilita a correção de sinais de absorção de fundo que ocorrem em comprimentos de onda da região do visível do espectro eletromagnético, mediante a utilização do sistema instrumental de correção com lâmpada de deutério.
Com relação às interferências que podem ocorrer em espectrometria de absorção atômica em chama (F AAS) e em espectrometria de absorção atômica em forno de grafite (GF AAS), qual a alternativa com as afirmações corretas?
I) As interferências químicas podem ocorrer devido à formação, durante o processo de atomização, de espécies moleculares do analito termicamente instáveis.
II) As interferências espectrais podem ser causadas devido a sinais de absorção de fundo gerados por espécies moleculares não completamente dissociadas e/ou devido à presença de material particulado sólido, suspenso no sistema de atomização.
III) Sinais de absorção de fundo podem ser corrigidos empregando-se um sistema instrumental de correção, baseado no uso de uma lâmpada de deutério, tanto para análises realizadas na região do ultravioleta, como também na região do visível do espectro eletromagnético.
IV) As determinações analíticas realizadas pela técnica de GF AAS são mais susceptíveis à ocorrência de interferências espectrais do que aquelas realizadas pela técnica de F AAS.
V) As determinações analíticas realizadas pela técnica de F AAS são mais susceptíveis à ocorrência de interferências espectrais do que aquelas realizadas pela técnica de GF AAS.
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br